Pintura Eletrostática a Pó
O que você precisa saber
Os produtos da Curitiba Racks são fabricados em aço e com acabamento em pintura epóxi pó para garantir maior resistência e durabilidade e por consequência maior satisfação dos seus clientes, mas afinal o que é que garante essa qualidade. A Curitiba Racks vai resumir esse processo para que você entenda um pouco mais da pintura eletrostática e seus benefícios.
Para começar existem dois tipos de pintura de superfície que requerem técnicas apropriadas: a pintura eletrostática a pó e a pintura liquida. A principal diferença é que a pintura líquida necessita de solvente para ser dissolvida e a pó dispensa esse processo o que a torna menos prejudicial à saúde e ao meio ambiente no processo industrial.
Processo de Pintura Eletrostática a Pó
Ideal para pintura em larga escala para objetos complexos, pois se baseia na atração das cargas opostas (positiva e negativa), tornando o processo muito mais rápido e ágil. Neste caso, a tinta pó seca também é colocada em um recipiente, porém é enviada para uma pistola de pulverização eletrostática que a lança sobre a peça. Dentro da pistola, a tinta em pó é carregada eletrostaticamente e cai no fluxo de ar até atingir o objeto aterrado. A partir desse momento, o processo físico acontece: o campo elétrico se forma entre o bico da pistola e o objeto fazendo com que a tinta lançada seja atraída eletrostaticamente. Após esse procedimento a peça é levada a uma estufa e quando a estufa aquece a tinta se liquefaz e posteriormente endurece, formando uma película de alto acabamento, uniformidade e resistência.
A tinta comumente utilizada para os produtos da Curitiba Racks é a Hibrida (Epóxi-poliéster) que é a mistura de resinas epoxídicas e poliésteres e a cura ocorre na reação entre elas. Esse tipo de tinta possui excelentes propriedades mecânicas e ótima resistência química. Além disso é altamente indicada para revestimento de eletrodomésticos, autopeças, móveis de aços e painéis elétricos.
Vantagens em adquirir produtos com Pintura Eletrostática a Pó
- O processo de pintura do produto dispensa solventes orgânicos e oferece agressão mínima ao meio ambiente,
- O acabamento possui elevada resistência química e mecânica (impacto, corrosão, radiação U.V)
- O acabamento final é atraente e de alto nível.
Cuidados para a conservação de pintura dos produtos Curitiba Racks
A limpeza periódica é a melhor forma de conservar a pintura do seu produto. A deterioração pode ser mais acelerada se houver muita sujeira (como areia e poeira), pela poluição local e pela localização geográfica que o material será disposto (urbana, campestre ou marítima).
Manter um procedimento correto de limpeza é fundamental para a manutenção estética e durabilidade das superfícies pintadas.
Para que a limpeza seja feita sem provocar arranhões na superfície, recomenda-se o uso de esponja ou pano macio embebido em álcool, para desengraxar eventuais partes ou detergente neutro com água morna em solução de 5%. O esfregamento deve ser feito moderadamente em movimentos circulares. Recomendamos ainda, a aplicação de leve camada de cera automotiva com silicone na superfície seca. Por fim é importante lembrar que deve-se impedir os ataques químicos causados por produtos corrosivos como: soda cáustica, ácido muriático, ácido oxálico, etc; e solventes como: thinner, éter, cetonas, tricloroetano, toluol, xilol, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário