segunda-feira, 4 de julho de 2016

O que é cabeamento estruturado

E o que é preciso para montar sua rede


Cabeamento estruturado é a disciplina que estuda a disposição organizada e padronizada de conectores e meios de transmissão para redes de informática e telefonia, de modo a tornar a infraestrutura de cabos autônoma quanto ao tipo de aplicação e de layout, permitindo a ligação a uma rede de: servidores, estações, impressoras, telefones, switcheshubs e roteadores. O Sistema de Cabeamento Estruturado utiliza o conector RJ45 e o cabo UTP como mídias-padrão para a transmissão de dados, análogo ao padrão da tomada elétrica que permite a alimentação elétrica de um equipamento independentemente do tipo de aplicação.
O conceito de Sistema de Cabeamento Estruturado se baseia na disposição de uma rede de cabos com integração de serviços de dados e voz que facilmente pode ser redirecionada por caminhos diferentes, no mesmo complexo de Cabeamento, para prover um caminho de transmissão entre pontos da rede distintos. Um Sistema de Cabeamento Estruturado EIA/TIA-568-B (norma ANSI/TIA/EIA-568-B e ver a norma brasileira equivalente: NBR 14.565) é formado por seis subsistemas:
  • 1 - Entrada do Edíficio - EF (Entrance Facilities)
  • 2 - Sala de Equipamentos - ER (Equipment Room)
  • 3 - Rede Primária ou Cabeação Vertical - BC (Backbone Cabling)
  • 4 - Sala de Telecomunicações - TR (Telecommunications Room)
  • 5 - Rede Secundária ou Cabeação Horizontal - HC (Horizontal Cabling)
  • 6 - Área de Trabalho - WA (Work Area)


Cabos e conectorização 

A norma EIA/TIA-568-B classifica o sistema de cabeamento em morra levando em consideração aspectos de desempenho, largura de banda, comprimento, atenuação e outros fatores de influência neste tipo de tecnologia.


Unidade de aterramento

Todas as tomadas elétricas de um sistema de alimentação de rede devem possuir um único terra comum. Os sistemas elétricos para redes de microcomputadores utilizam três fios: FASE (Branco / Vermelho / Preto) , Neutro (EBEP) e Terra (Verde). A verificação de um aterramento satisfatório se dá na medição da tensão entre o Neutro e o Terra, que, nos casos especificados, deve possuir uma tensão entre 0,6 < V < 1,0 Vca.


Montando sua Rede

Montar uma rede de cabeamento estruturado é cabear todo o local de forma que pontos de rede sejam colocados em todos os lugares que eles possam ser necessários.
Primeiramente precisa-se definir onde vai ser a sala de equipamentos (equipment room) ou a a área central da rede, onde vão estar os servidores, switches e os roteadores principais. O ideal é que seja uma sala de acesso restrito para que os equipamentos fiquem mais protegidos. Para montar essa rede usa-se um Rack, pois assim ocupa-se muito menos espaço do local e nele vão estar todos os equipamentos necessários. Esse Rack vai ser o ponto de distribuição de onde sairão os cabos que vão até os pontos individuais. 
Além dos Switches, um equipamento muito utilizado no Rack é o Patch Panel ou painel de conexão. Ele é um intermediário entre as tomadas de parede e outros pontos de conexão e os switches da rede. Os cabos vindos dos pontos individuais são numerados e instalados em portas correspondentes do Patch Panel e as portas utilizadas são então ligadas ao switches:


Além de melhorarem a organização dos cabos, os patch panel permitem que você utilize um numero maior de pontos de rede do que portas nos switches. 
Os switches são ligados às postas do patch panel usando cabos de rede curtos (patch cords ou cabos de conexão). 
Se houverem mais andares cada um deverá ter seu Rack e todos serão ligados a um switch ou um roteador através de cabos verticais (rede primária). Esses cabos também são chamados de cabeamento vertical ou de backbones e os cabos de fibra óptica são os mais recomendados.
Por fim temos a rede secundária (cabeamento horizontal ou horizontal cabling) que é composta pelos cabos que ligam o armário de telecomunicações às tomadas onde são conectados os computadores da rede.
As salas de trabalho ou work area podem receber os cabos através de um teto falso ou canaletas. Na norma da ABNT são chamadas de ponto de telecomunicações e não pontos de rede, pois o cabeamento estruturado comporta também uso de cabos telefônicos e outros. 
Montar uma rede doméstica pode ser mais trabalhosa do que uma rede de uma empresa de médio porte! Então não esqueça de olhar bem as Normas.

A Curitiba Racks tem vários equipamentos para você montar sua rede. Clique abaixo e conheça nossa loja:


Fonte: Wikipédia, hardware.com


Um comentário: