Cabo de Fibra óptica
O que é e quais suas vantagens e desvantagens
A Fibra óptica foi começou a ser utilizada para tecnologia de comunicação no final doa anos 80, quando surgiu o primeiro cabo submarino de fibra óptica intercontinental, que ligava os Estados Unidos e a Europa, e tinha a capacidade para 40.000 ligações simultâneas para 200 milhões de circuitos telefônicos conectados ao mesmo tempo. Tudo isso é possível graças a tecnologias como WDM (CWDM e DWDM) que fazem a multiplexação (transmitir várias comunicações diferentes ao mesmo tempo através de um único canal físico) de várias comprimentos de onda em um único pulso de luz chegando a taxas de transmissão de 1,6 Terabits por segundo em um único par de fibras.
Com a crescente tecnologia e serviços de internet como videoconferência as empresas necessitam de conexões cada vez mais velozes e sem a fibra óptica seria impossível.
O que é um cabo de Fibra Óptica?
Fibra Óptica é um filamento flexível e transparente fabricado a partir de vidro ou plastico extrudido e que é utilizado como condutor de elevado rendimento de luz, imagens ou impulsos codificados. Tem diâmetro de alguns micrometros, ou seja ligeiramente superior ao de um cabelo humano. E por ser um material que não sofre interferências eletromagnéticas a fibra possui uma grande importância em sistemas de comunicação de dados.
Há dois tipos de denominação recorrentes às fibras ópticas fibra monomodo e fibra multimodo:
Fibra Monomodo
Este tipo de fibra apresenta caminho possível de propagação e é a mais utilizada em transmissão de longas distâncias, devido a baixas perdas de informação.
Fibra Multimodo
Este tipo de fibra permite a propagação de luz em diversos modos e é mais utilizada em redes locais (Lan) devido ao seu custo mais acessível.
Fonte |
Vantagens e Desvantagens do Cabo de Fibra Óptica
Vantagens:
- Transmissão de dados muito mais veloz;
- Menor deteriorização em relação ao cobre;
- Não sofre com interferências eletromagnéticas;
- Material muito mais leve e abundante em relação ao cobre;
Desvantagens:
- Fragilidade, devido aos finíssimos filamentos;
- Alto Custo, por ser um material muito frágil necessita de reparos por profissionais especializados;
- Os componentes ópticos não possuem padronização;
- Provavelmente terá de adaptar seus dispositivos para possuírem alta capacidade de processamento, devido a alta velocidade de recebimento de dados.
A Curitiba Racks tem, dentro de sua ampla gama de produtos, o DIO- Distribuidor Interno Óptico para distribuir e preservar as fibras já que os cabos ópticos usados para lançar fibras não permitem muita flexibilidade e não são adequados para manobras em armários de telecomunicações ou em racks.
Conheça nossa linha de produtos:Fonte: Wikipédia e Wiki - Instituto Federal do Paraná
Nenhum comentário:
Postar um comentário