quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Baterias para Nobreak, considerações importantes.

Baterias para Nobreak

Considerações Importantes
Resultado de imagem para bateria unipower

A maioria dos Nobreaks utilizam baterias chumbo ácido compactas. Essas baterias são muito parecidas com as baterias utilizadas em automóveis, no entanto são menores e possuem capacidade reduzida. A Curitiba Racks recomenda que antes de qualquer compra você faça a checagem das especificações do seu Nobreak. Todavia o mais indicado são as baterias 7.2 Ah. Os Nobreaks menores (600 VA) utilizam apenas uma, já os maiores (1,3 KVA ou mais) utilizam duas baterias. A capacidade das baterias pode variar de acordo com o modelo, mas raramente são utilizadas mais de duas baterias intermas. Há modelos que contam com engates para baterias externas, nesses casos o módulo para baterias pode ser uma boa opção.



A carga que a bateria é capaz de oferecer ou sua autonomia é calculada da seguinte forma: uma bateria 7,2AH pode fornecer uma carga de um ampere por 7,2 horas a 12 volts de tensão nominal.
O Nobreak transforma, através de um inversor, os 12 volts fornecidos pela bateria nos 115 volts que serão fornecidos ao computador. Ou seja obtém-se  0,75 amperes/hora a 115 volts de 7,2 Ah a 12 volts. Assim, se seu computador consumisse 156 watts (consumo aproximado de um microcomputador moderno) a bateria do Nobreak duraria 30 minutos. 



Outros tipos de bateria que não as estacionárias, como as automotivas, também funcionam, porém o tempo de recarga é muito maior, você necessita de mais espaço para uma bateria tão grande e o uso desse tipo de bateria viola a garantia do Nobreak, pois pode ser que o maior volume de carga interfira na vida útil do inversor e o Nobreak pare de funcionar antes do previsto.

Se você necessita de mais autonomia, pode utilizar outros tipos de baterias estacionárias. Elas costumam ser um pouco maiores, porém não tanto como as automotivas e são mais baratas que as automotivas de capacidade equivalente. A diferença de uma para outra (já tema de postagem aqui no blog) é que as estacionárias são projetadas para fornecer uma corrente baixa por um maior período de tempo e não para fornecer grandes descargas como para a partida do motor de um carro. Pode-se usar duas ou mais baterias em paralelo, assim ligando duas baterias de 12 Volts e 40 Ah teremos como resultado uma carga de 12 Volts e 80Ah. O uso de cabos apropriados é muito importante, pois além do perigo de superaquecimento os cabos podem não suportar a carga fazendo com que o Nobreak interrompa o fornecimento por suposta bateria fraca. Os contatos das baterias devem ser isolados para prevenir curtos.

De modo geral a bateria externa é ligada ao mesmo inversor em paralelo com as baterias internas, portanto a tensão das baterias é conjunta e elas carregam e descarregam simultaneamente. Num módulo de baterias o Nobreak retira a energia do conjunto e não de cada bateria de forma isolada. Os Nobreaks intensificam o alarme quando a bateria atinge 10,5 V e o inversor é desligado quando ela atinge 9,5 V, evitando que a bateria seja completamente descarregada e comprometendo sua vida útil.

A Curitiba Racks possui uma grande linha de baterias estacionárias e módulos de baterias com os melhores preços do mercado. Passe na nossa loja e confira, trabalhamos com Unipower, Freedom e Bosch:

seta para baixoseta para baixoseta para baixoseta para baixo

Créditos: CarlosFelipe.net e hardware.com.br.




2 comentários: