terça-feira, 9 de agosto de 2016

Tipos de plugues de tomadas no Mundo

Tipo de plugues de tomadas no Mundo

Mais uma vez a Curitiba Racks vem falar da nova padronização estabelecida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) que cria dois modelos básicos de plugues e tomadas: o bipolar (com dois pinos) e o bipolar com aterramento (com três pinos). Esse novo padrão Brasileiro de tomadas elétricas já está implantado desde 2010. 
Foi criado para dar mais segurança ao consumidor, pois diminui a possibilidade de choques elétricos, incêndios e mortes. Nos últimos dez anos, o Data SUS registrou 13.776 internações com 379 óbitos e mais 15.418 mortes imediatas decorrentes de acidentes relativos à exposição a correntes elétricas em residências, escolas, asilos e locais de trabalho. Além disso, dentre os acidentados, o choque elétrico é a terceira maior causa de morte infantil (fonte:Inmetro).
O uso de vários aparelhos em uma mesma tomada também pode ocasionar acidentes graves (saiba mais na postagem: Quer ligar vários aparelhos em uma tomada?).

PLUG N - Norma NBR 14136
Todavia com a importação de eletrônicos de todo o mundo acabamos encontrando os mais diversos modelos de plugues, assim nós da Curitiba Racks achamos interessante falar um pouco mais sobre essa diversidade.
O Plug Padrão Novo ou Tipo N é exclusivo do Brasil, ou seja, para poder utilizar os equipamentos eletrônicos com esse tipo de tomada em outro país, ao viajar por exemplo, o uso de um conversor de tomada é indispensável.

Plugues de tomadas no Mundo


Principais Plugues de tomadas em Data Centers


PDU (Power Distribution Unit) - Réguas de Tomadas

Com a diversidade de equipamentos eletrônicos, as empresas e data centers, necessitam cada vez mais energia disponível para seu funcionamento ideal. Os Pdus servem para garantir que esta energia esteja bem distribuída e para evitar danos e paradas involuntárias de equipamentos. Saiba mais no artigo: 10 Vantagens de se ter um PDU- Régua de Tomadas.
As réguas de tomadas convencionais ou de uso domésticos não podem ser usadas nos Data Centers, pois não são projetadas para as altas cargas dos equipamentos, por isso é importante utilizar Régua de Tomadas específicas para alta densidade.

Existe hoje Brasil uma série de PDUs para ajudar nos controles e na distribuição adequada de cargas nos circuitos elétricos. A Curitiba Racks tem uma vasta linha de PDU's - Régua de Tomadas. Clique na imagem abaixo e conheça a linha completa:

seta para baixoseta para baixoseta para baixoseta para baixo

Fonte: Google - Tipo Tomadas Mundo

Um comentário: